sitemap

Breaking News:

21.03.09 18:21

Eisenach, 21. März 1685 nascia o Mestre da Música, Johann Sebastian Bach

 

Modestamente...


go to Archive ->

Teoria dos Afetos

Expressão musical no Barroco: a Retórica e a Teoria dos Afetos

 

André Gomes

 

Monografia apresentada à Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais para obtenção de título de Graduação em Licenciatura em Música.

Orientador: Prof. Ms. Domingos Sávio Lins Brandão

Belo Horizonte. 2005.

 

Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, a Retórica imprimiu uma marca singular na vida cultural, educativa, religiosa, social, e de maneira particular, em toda atividade artística da Europa. Não somente a literatura, a poesia e o teatro resistiram a sua influência; também a pintura, a escultura, a arquitetura e sobretudo a música, seduzidas pelo deslumbrante atrativo de seu poder persuasivo, adotaram os princípios e métodos desta antiga disciplina. O objetivo do presente trabalho reside em resgatar possibilidades interpretativas da música barroca a partir dos conceitos antigos sobre a Retórica e as teorias das paixões da alma, difundidas e sistematizadas por diversos teóricos em tratados musicais.da época, incutindo novas abordagens do intérprete em relação ao repertório.  Não obstante,  propiciar uma aproximação mais documentada dos pressupostos históricos, culturais, científicos e epistemológicos que rodearam a atividade musical do Barroco, trazendo também à tona possíveis conexões entre elementos concernentes ao texto (no caso, enfocando as cantatas de Bach) e sua aplicação em peças instrumentais ( mais particularmente em sonatas barrocas).